quarta-feira, 26 de abril de 2023

ecnologia = riqueza x atraso.

 

Tecnologia = riqueza x atraso = pobreza: novo sistema de dominação global.

 A dominação do mundo pelos países desenvolvidos tecnologicamente ocorre através da criação e disseminação de tecnologias avançadas, juntamente com a sua comercialização em escala global. Os países desenvolvidos investem pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, criando tecnologias inovadoras que lhes dão uma vantagem competitiva. Além disso, possuem um sistema de patentes forte que lhes permite proteger sua propriedade intelectual e cobrar royalties pela utilização de suas tecnologias.


Esses países também controlam a infraestrutura de comunicação global, incluindo a internet e as redes de comunicação por satélite, o que lhes dá uma vantagem na disseminação de informações e na criação de redes de comércio global. Através dessas redes, podem criar acordos comerciais vantajosos e controlar os fluxos de informação e recursos.

Os países com pouca tecnologia mais avançada acabam se tornando dependentes dessas tecnologias desenvolvidas pelos países mais ricos, pois não possuem recursos para desenvolver suas próprias tecnologias ou para competir com os preços das tecnologias estrangeiras importadas. Isso cria uma dependência tecnológica que, em alguns casos, pode levar à subordinação política e econômica aos países desenvolvidos.

Esses países menos desenvolvidos também podem ser alvos de práticas comerciais desleais, como dumping, em que produtos estrangeiros são vendidos a preços mais baixos do que os produtos locais, tornando difícil para as empresas locais competir e, muitas vezes, levando ao fechamento dessas empresas.

Por fim, a dominação do mundo pelos países desenvolvidos tecnologicamente ocorre através do controle das tecnologias avançadas e das infraestruturas de comunicação global, o que lhes dá uma vantagem competitiva na criação de redes de comércio global. Os países menos desenvolvidos acabam sendo dependentes dessas tecnologias e vulneráveis a práticas comerciais desleais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário